Ciudad Guayana

Ciudad Guayana é a maior cidade do Estado de Bolívar. Construído em 1952, como base administrativa da Companhia de Mineração do Orinoco e de onde se embarcava o ferro para os mercados internacionais, Porto Ordaz é hoje em dia uma das cidades de maior crescimento e, também , uma das mais modernas do país. É, sem dúvida, a cidade melhor planejada da Venezuela.

Nela se encontram as companhias mais importantes tanto para a exploração como para a produção do ferro e do alumínio, principais produtos de exportação do país, depois do petróleo. Da união desta cidade com São Felix e com a zona industrial, nasce a Cidade Guiana, em 1961.

Ë nesta cidade que ocorre a união de dois dos rios mais importantes do país, o Caroni e o Orinoco, criando uma zona denominada Caronoco, em honra a esta confluência. Desde uma das pontes que une o Porto Ordaz com São Felix, pode-se avistar esta união, a qual o ilustre Arturo Uslar Pietri marcou com a seguinte frase:

"...é um rio de aço negro polido e entra como uma faca limpa nas costas do monstro de terra marrom do Orinoco. Tem um trecho em que não se confundem o rio limpo, que vem da solitária montanha e que parece não querer misturar-se, e o rio turvo e sujo que vem manchando as terras machucadas pelo homem."

Entre os atrativos da cidade estão os parques Cachamay e Llovizna, onde podem ser vistas exuberantes e imponentes cascatas e onde podemos desfrutar da vistosa vegetação e dos lindos caminhos de ambos os parques, que proporcionam relaxantes momentos de descontração junto à natureza.

Solicite Atendimento

*