Pori

Pori; sueco: Björneborg ;latim: Arctopolis;

É uma cidade e município, na costa oeste da Finlândia. A cidade está localizada a cerca de 15 quilômetros (9 milhas) a partir do Golfo de Bótnia, no estuário do Kokemäenjoki rio, que é o maior na Finlândia. Foi criado em 1558 por D. João III ( finlandês : Juhana III ou Juhana-Herttua). Pori é a cidade mais importante do Satakunta região .

O município tem uma população de 83.333 (28 de fevereiro de 2013) e cobre uma área de 1,704.07 km ² (657,95 sq mi), dos quais 870,01 km 2 (335,91 sq mi) é composto por água. A densidade populacional é 99,91 / km 2 (258,8 / sq mi). O município é unilingually finlandês.

O neo-gótico Mausoléu Juselius, está localizado na Kappara cemitério no centro de Pori e foi construído em 1903 pelo rico industrial FA Juselius para sua filha Sigrid, que morreu quando ela tinha apenas 11 anos de idade. O mausoléu foi projetado pelo arquiteto Josef Stenbäck. Este mausoléu tinha originalmente afrescos pintados pelo artista Akseli Gallen-Kallela, mas estes deteriorado depois de um curto período de tempo. Os afrescos foram restaurados pelo filho de Akseli Jorma Gallen-Kallelausando esboços de seu pai.

Pori é conhecido também por suas praias de Yyteri e pelas hospedagens do festival anual e internacional de jazz, o Pori Jazz. Nomes importantes do jazz comparecem ao festival, como: Dizzy Gillespie, Herbie Hancock, Miles Davis, The Brand New Heavies e Dan Steely. O famoso BB King é um prefeito honorário da cidade.

O jornal local em Pori é o Kansa Satakunnan, dando uma visão geral sobre as recentes notícias. Há também esportes e artigos infantis incluído.


Solicite Atendimento

*