Espanha

Moeda: Euro.

Fuso horário em relação à Brasília: +3 à +5 horas.

População: Mais de 44 milhões de habitantes.

Idioma: Espanhol, Catalão, Galego e Basco.

Fronteiras: França, Andorra e Portugal.

Política: A Espanha é uma monarquia parlamentaria.

Clima: A Espanha tem um clima variado ao longo do seu território. Predomina o tipo mediterrânico em quase toda a sua geografia. Temperaturas no Verão: 28°C. Temperaturas no inverno: 3°C.

Religião: Católica.

 

Espanha ocupa a maior parte da Península Ibérica e, fora dela, dois arquipélagos principais (Ilhas Canárias no Oceano Atlântico e as Ilhas Baleares no Mar Mediterrâneo), duas cidades (Ceuta e Melilla, no Norte da África), a Ilha de Alborão e uma série de ilhas e ilhotas que se encontram frente às costas peninsulares, como as Ilhas Columbretes.

A Espanha é a 12ª maior economia do mundo em PIB (PPC) e a 9ª maior por PIB nominal. Desde meados da década de 1950 o crescimento industrial foi rápido e logo alcançou um maior peso que a agricultura na economia do país. Hoje, a indústria está baseada na produção do aço, embarcações, têxteis e mineiras. A receita obtida pelo turismo também é considerável.

A Espanha é conhecida pelo seu patrimônio cultural diversificado. A cultura espanhola tem suas origens nas culturas ibérica, celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica. Depois da Itália, a Espanha tem o segundo maior número de Patrimônios Mundiais da UNESCO no mundo, com um total de 40.

Paella é, sem dúvida, a mais conhecida e celebrada de todas as receitas espanholas. Mas há outros pratos igualmente reverenciados neste país rico em carnes, frutos do mar e doces. A famosa "Torta folhada de Múrcia", um tipo de empadão recheado com carnes diversas, o Gaspacho e a tortilha são alguns exemplos. De toda forma, independente do prato escolhido, não se pode esquecer da tradicional siesta local.