França

Nome Oficial: República Francesa.

Localização: Oeste da Europa.

Área: 543.965 km².

Capital: Paris.

População: 65 milhões.

Moeda: Euro.

Nacionalidade: Francesa.

Clima: temperado oceânico e mediterrânico.

Idiomas: francês ( oficial ) e em algumas regiões bretão e basco.

Fuso horário em relação à Brasília: +3 à +5 horas.

População: Mais de 67 milhões de habitantes.

Religião: Católica, ateus e agnósticos.

Fronteiras: Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Andorra e o Principado do Mônaco.

Política: A República Francesa é uma república unitária semi-presidencialista.

 

A República Francesa compreende :

  • a França metropolitana (França continental e Córsega);
  • 4 departamentos ultramarinos considerados também como regiões pela lei de 31/12/1982. São eles: Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica e Ilha da Reunião;
  • 4 territórios ultramarinos que gozam de um status específico. São eles : Ilhas Wallis, Futuna, Nova Caledônia, Polinésia Francesa e as Terras Austrais e Antarticas Francesas;
  • 2 coletividades territoriais: Mayotte e Saint-Pierre-et-Miquelon.

 

A França tem três áreas de litoral: a oeste, o Oceano Atlântico, ao norte, o Mar do Norte e ao sul o Mar Mediterrâneo, e áreas montanhosas como os Alpes, os Pirenéus e os Vosges, onde a prática de esportes de inverno é intensa e estimuladora da economia local.

Destacam-se no parque industrial francês as grandes montadoras de automóveis e aviões, as indústrias mecânicas, elétricas, químicas – com grande concentração financeira - e alimentícias, geralmente situadas perto dos centros urbanos. São de capital francês empresas como: Accor, Air France, Air Liquide, Alcatel, Alstom, Areva, Aventis, Axa, BNP Paribas, Bouygues, Carrefour, Champion, Citroen, Danone, EDF, Elf, FNAC, France Telecom, Leroy Merlin, Michelin, Peugeot, Renault, Saint-Gobain, Suez, Thales, Thomson, Total e Vivendi, Michigan, (entre outros).

Há de se lembrar a influencia da cultura francesa sobre o mundo desde sua revolução até o inicio do século XX. Os franceses gastam em média 1.075 euros por ano com atividades culturais. As atividades culturais preferidas são: cinema, visitar museus ou monumentos, ver exposições e assistir a espetáculos amadores.  É o país com o maior número de Prêmios Nobel de Literatura.

A grande variedade de queijos e vinhos são a imagem de marca da França em termos de gastronomia. Tradicionalmente, cada região tem culinária própria: a do noroeste usa manteiga, creme de leite (crème fraiche) e maçãs; a culinária provençal (do sudeste) prefere azeite, verduras e tomates; a do sudoeste usa gordura de pato, fígado foie gras, cogumelos (cèpes) e moelas; a culinária do nordeste relembra a culinária da Alemanha e usa banha de porco, salsichas e chucrute.

Para mais informações Clique Aqui