Alemanha

Nome Oficial: República Federal da Alemanha

Localização: centro-norte da Europa

Área: 356.733 km²

Capital: Berlim

População: 82 milhões

Moeda: Euro

Nacionalidade: alemã

Idiomas: alemão e dialetos regionais

Clima: temperado

 

A República Federativa Alemã é, desde 1949, uma federação parlamentarista e democrática. Desde a reunificação em 1990, o total de estados federados é 16. O chefe de estado é o presidente e no comando do governo está o primeiro-ministro.

A maior cidade da Alemanha é também a sua capital: Berlim tem 3,4 milhões de habitantes. Outras cidade com mais de um milhão de habitantes são Hamburgo (1,8 milhões) e Munique (1,3 milhões). Colônia está um pouco abaixo da marca de um milhão. Frankfurt am Main (662.000 habitantes) é um centro financeiro internacional.

A geografia da Alemanha é variada. No norte estão as costas do Mar no Norte e do Báltico, no sul erguem-se os picos dos Alpes. No meio encontram-se paisagens diversas: regiões com agricultura intensiva, regiões com rios amplos e lagos, regiões cobertas por vegetação, centros urbanos e áreas montanhosas. O pico mais alto da Alemanha é o Zugspitze, com uma altura de 2.963 m. O rio mais longo é o Reno, que atravessa a Alemanha por 865 km. A Alemanha conta com 14 parques nacionais, 101 parques naturais e 15 reservas de biosfera.

A Alemanha é o país mais populoso da Europa. No país vivem cerca de 82 milhões de pessoas, o que corresponde a uma densidade populacional de 230 habitantes por quilômetro quadrado.

Terra dos Poetas e Pensadores, lar de Bach, Kafka, Habermas e Nietzsche. Abriga 240 teatros subsidiados, centenas de orquestras sinfônicas, milhares de museus e mais de 25.000 bibliotecas espalhadas pelos 16 estados.