Turquia

Moeda: Nova Lira Turca.

Fuso horário em relação à Brasília: +4 à +6 horas.

População: Mais de 72 milhões de habitantes.

Idioma: Turco.

Religião: Muçulmana.

Fronteiras: Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Irão, Nakichevan Azerbaijano, Iraque e Síria.

Clima: Varia muito a depender da região. No litoral é ameno e no interior é sujeito a extremos de Temperatura. Temperaturas no Verão: 24°C. Temperaturas no inverno: -8°C

Geografia: Do território Turco, 97% se encontra na Anatólia (conhecida como Ásia Menor), e apenas 3% na Europa (a chamada Trácia). A Anatólia é formada por um planalto central alto e planícies litorâneas estreitas, com os Montes Tauros ao sul.

Política: A Turquia é uma república democrática, multipartidária e secular, com um sistema de governo parlamentarista.

Economia: A economia turca constitui-se num misto complexo de indústria e comércio moderno e um setor agrícola tradicional. Sua entrada para a União Européia ainda está em negociação.

Cultura: A diversidade da cultura turca reflete a mistura de elementos otomanos, europeus e islâmicos. Após a transformação do país num Estado moderno com nítida separação entre mesquita e Estado, o governo investiu consideravelmente nas belas artes, nos museus, teatros e arquitetura.

Culinária: A culinária da Turquia está muito baseada na carne. São tradicionais o kebab ou kofte. Outro prato bastante popular é o Pide, um tipo de pizza feita com o pão árabe. Raki é a principal bebida alcoólica turca. É fortíssima e só deve ser bebida misturada com água ou quando acompanhada de canapés (meze).


A história turca tem milhares de anos.

Muitas das civilizações, que tiveram o seu aparecimento na Turquia, ainda existem. As origens do povo Turco remontam, na realidade, até às origens da Humanidade. Os atuais turcos (cidadãos da República da Turquia) têm um legado de mais de 9000 anos de várias civilizações. São um exemplo único que transcende três continentes, diversas civilizações, culturas e religiões.

Mistura de civilizações, de histórias, de impérios!

Os Turcos distinguem-se pelo seu carater hospitaleiro e pela extraordinária maneira com que acolhem os seus convidados ou “konuk”.
Um dos melhores locais para conhecer o caráter aberto do povo turco são os cafés ou “kahve”. Aqui se reúnem os homens para tomar café ou pra jogar a “tavla”.

A Turquia não está mais longe do que outros destinos do Mediterrâneo, uma vez que, de avião, se pode chegar somente em quatro horas e meia (Lisboa– Istambul). A paisagem turca oferece grandes contrastes: praias com palmeiras e montanhas nevadas, rios, lagos, barragens e estepes, montanhas e planícies.

Principais cidades visitadas:

Istambul

Datada de 5.000 AC, ela foi capital do Império Romano, Bizantino e foi conquistada pelos Turcos em 1453 tornando-se centro do Império Otomano. Hoje, uma metrópole, Istambul ainda é ponte de encontro entre a Ásia e Europa, lugar de confluência cultural e religiosa.

Ankara

Por questões de posicionamento estratégico, é a capital da Turquia desde o inicio do século XX. Com essa nova condição a cidade tem se desenvolvido muito nos últimos anos.

Bursa

É a 4ª. maior cidade turca, famosa pelas estações de esqui (na montanha Uludağ), pelos mausoléus de sultões otomanos, e pela planície fértil circundante. Alguns dos pratos mais conhecidos da Turquia são originários daqui: as sobremesas, castanhas, e um prato de carne o iskender kebap.