Vanuatu

Republic of Vanuatu – Riplabik blong Vanuatu.

Capital – Porto Vila (Port Vila).

Religião – Cristianismo – Presbiterianos 36,7%, Católicos 15%, Anglicanos 15%, outros 10%, crenças indígenas 7,6%, outras 15,7%.

Moeda (numismática) – vatu / cêntimo (Vatu), dividido em 100 cêntimos. Código internacional ISO 4217: VUV.

 

Situado no Pacífico Sul, a 2.200 quilômetros a Nordeste de Sidnei (Austrália), 2.200 ao norte de Auckland (Nova Zelândia) e 800 quilômetros a oeste de Fiji. Vanuatu é um grupo (arquipélago) de 83 ilhas no Sudoeste do Pacífico, em uma área de 12.000 km². As maiores ilhas são montanhosas e cobertas por florestas. Doze são povoadas. A população vive do cultivo de frutas tropicais e da criação de porcos, além de praticar agricultura de subsistência.

Vanuatu desenvolveu o setor financeiro e transformou-se em um paraíso fiscal do Pacífico Sul. Recebe milhões de dólares de capitalistas asiáticos. O turismo também está em desenvolvimento. Antes denominado Novas Hébridas, o arquipélago de Vanuatu a partir de 1887 recebe a administração conjunta da França e da Inglaterra. Durante a II Guerra Mundial, as ilhas são usadas como bases contra o Japão. Em 1980 tornam-se independentes, passam a se chamar Vanuatu e a integrar a Comunidade Britânica.

O arquipélago é admitido na ONU em 1981. Em 1995, o primeiro-ministro, Maxime Carlot Korman, e o governo de Tonga são os únicos da região a não condenar a França pela retomada dos testes nucleares no Pacífico.