Papua Nova Guiné

Papua & New Guinea – Papua New Guinea – Papua Ningini

Capital – Port Moresby.

Religião – Cristianismo 96,6% (maioria protestante), crenças tradicionais 2,5%, outras 0,9% (1980).

Moeda (numismática) – kina (K) / dividida em 100 toea (t). Código internacional ISO 4217: PGK. A palavra “kina” significa “concha de pérola”, nas

línguas - pidgin e kuanua. A palavra “toea” (para moedas), que não deve ser escrita com letra maiúscula, é uma concha muito valiosa usada no comércio.

 

O território montanhoso é coberto por densas florestas tropicais. O país situa-se ao norte da Austrália, ocupando a parte leste da Nova Guiné (segunda maior ilha do mundo, depois da Groenlândia), o arquipélago de Bismarck e as ilhas Bougainville. Possui reservas de cobre, ouro e petróleo. Não tem grande fluxo turístico, apesar da grande beleza natural.

Nas altas terras de Papua, as montanhas fazem barreiras naturais entre grupos diferentes ajudando-os a preservar suas singulares variedades de cultura e línguas. Com 850 idiomas falados em todo o país, Papua-Nova Guiné é a nação em que se falam mais línguas. É também nesta meia-ilha que se concentra parte dos idiomas ameaçados de extinção, que pode reduzir os atuais seis mil idiomas humanos a apenas seiscentos.

O país tem como esporte nacional o rugby league, sendo, ao lado da vizinha Austrália, um dos dois únicos países onde este código derugby é mais popular que o rugby union, o mais difundido globalmente. A seleção papuásia participa da Copa do Mundo de Rugby League desde a década de 1980 e vem tentando entrar no campeonato australiano, o mais forte do mundo.