Tonga

Nome oficial: Reino de Tonga (Pule'anga Tonga).

Nacionalidade: tonganesa.

Capital: Nukualofa.

Idioma: tonganês e inglês (oficiais).

Religião: cristianismo 89,4% (metodistas 43%, católicos 16%, mórmons 12,1%, Igreja Livre de Tonga 11%, Igreja de Tonga 7,3%), outras 10,6% (1986).

Localização: centro-sul da Oceania, Oceano Pacífico.

Hora local: +16h.

Área: 749 km2.

Clima: tropical.

Moeda: pa'anga.

Tonga foi o centro de uma civilização de 3 mil anos que abrangia até o Havaí. As ilhas polinésias tornam-se conhecidas na Europa no século XVI graças ao explorador inglês Abel J. Tasman. O reino cai sob a influência inglesa em 1797. Uma Monarquia constitucional vigora a partir de 1875, e o país torna-se um protetorado britânico em 1900. O primeiro rei a governar é o chefe nativo Taufa'ahau, que, convertido pelos metodistas ingleses, recebe o título de George Tupou I. O rei atual, Taufa'ahau Tupou IV, assume em 1965. Em 4 de junho de 1970, o Reino de Tonga recupera sua independência e torna-se membro da Comunidade Britânica. O rei fecha o Parlamento em outubro de 1996. Trata-se de uma manobra para evitar os procedimentos contra o ministro da Justiça, Tevita Tupou. Este havia chefiado a delegação de Tonga às Olimpíadas dos EUA sem pedir licença ao Parlamento, mantendo o recebimento de suas diárias parlamentares. O Parlamento é reaberto em maio de 1997.

Niuafo’ou é uma pequena ilha do grupo de Tonga (sul de Samoa). Quando os europeus chegaram para empregar o comércio de copra (coco), um método único de troca de correspondência foi planejado. Quando navios à vapor de correspondência via marítima passavam pela ilha (ship’s 40-pound biscuit tins), os jogavam aos nadadores nativos. Esses nadodores também traziam as correspondências da ilha para os navios, nos mesmos containers empermebializados para que não molhassem. A ilha logo ganhou o nome de “Tin Can Island”, que quer dizer “Ilha Caixa de Estanho”, pelo método incomum de entrega de correspondência. Tal procedência teve fim em 1931, quando um nadador foi morto por um tubarão.