Suíça

Moeda: Franco Suíço

Fuso horário em relação à Brasília: +3 à +5 horas

População: Mais de 7 milhões de habitantes

Idioma: oficialmente quatro línguas: o alemão, o francês, o italiano e o romanche falados.

Política: A Suíça é uma República Federativa.

Religião: Catolicismo e Luteranismo

 

Localizada no centro da Europa de uma maneira geral, pode-se dividir a Suíça em três regiões geográficas: os Alpes (altitude média 1700m), o planalto (região dos lagos) e o Jura (rocha calcária que ocupa 12% do território). O clima na Suíça é temperado apresentando uma grande amplitude entre Verões amenos e Invernos rigorosos.

Dado que o país não possui recursos minerais, tem de importar, processar e colocar à venda as necessidades da população. Dos três setores que compõem a atividade econômica suíça, o terciário é o mais importante no qual se incluem os bancos, as seguradoras e o turismo.

Na música, dá-se grande ênfase à música folclórica, única no mundo. Na literatura, alguns autores conhecidos são Jean-Jacques Rousseau, Blaise Cendrars, Hermann Hesse. A cruz vermelha foi fundada na Suíça, cada suíço contribui através dos impostos ou de pagamentos voluntários.

A gastronomia típica helvética é feita à base de leite. Os suíços, produzem queijo para a raclette que é derretida e servida com batatas cozidas e pickles. O chocolate local também é muito famoso no país e por todo mundo. Tortas e quiches também são tradicionalmente encontradas na Suíça. Outro prato típico são os cervelats, lingüiça suíça feita especialmente no país e no sul da Alemanha. A cidra de maçã, o absinto de Jura e a Rivella são bebidas famosas no país.