Nauru

Nome oficial – Naoero / Republic of Nauru.

Capital – Yaren (None).

Religião – Cristianismo 55% (Igreja Protestante de Nauru), outras 45% (1993).

Moeda (numismática) – dólar australiano.

Área: 21,2 km²

População: 14 mil (estimativa 2010)

Nacionalidade: nauruana

Governo: República Parlamentarista

Divisão administrativa: 14 distritos

Idioma: nauruense (oficial), inglês.

Clima: tropical.


Nauru é uma pequena ilha com rica vegetação tropical e clima quente, assolada por longos períodos de estiagem. É de apenas 19 km a extensão do contorno de todo o país. A ilha é cercada por recifes de coral, com terreno árido de rocha fosfática no interior. Localizada no Oceano Pacífico, sob a Linha do Equador, fica na porção norte da Oceania.

A economia resume-se à extração e à exportação de fosfato, mineral que se encontrava presente em grande quantidade no subsolo da ilha. Após 80 anos de exploração predatória resultou em grandes crateras. O país tem renda per capita alta, cerca de US$ 10 mil. A economia, porém, é dependente da importação de alimentos, de bens duráveis e até de água potável.

Água limpa e um recife virgem, significa que em Nauru o mergulho é uma atividade popular. Existe uma grande variedade de vida marinha a ser visto. Equipamentos de mergulho pode ser alugado na ilha.

Não é um período de férias de verdade, se você não pode se refrescar no azul grande; moradores recomendam a praia ao lado do Hotel Menen como o melhor lugar para tomar um banho.

A área central de Nauru oferece um passeio interessante em torno dos pináculos que compõem os restos da mina de fosfato. Menen Hotel organiza passeios a pé por esta área. Caso contrário, cinturão verde da ilha contorna a ilha e oferece caminhos para o carro ou a pé.