Itália

Área: 301.302 km²

Capital: Roma

População: 60,74 milhões de habitantes

Moeda: Euro

Nome oficial: República Italiana (Repubblica Italiana)

Nacionalidade: italiana

Localização: sul da Europa.

Fuso horário: +4h em relação à Brasília

Clima da Itália: mediterrâneo (SUL), temperado oceânico (NORTE).


A Itália concentra uma grande quantidade de pontos turísticos e culturais interessantes. Em função de sua rica história cultural, podemos encontrar no território italiano locais de grande beleza arquitetônica e valor cultural. São diversos museus, parques, monumentos históricos, castelos, prédios antigos e muito mais. Destaque para as construções do período do império romano.

A língua italiana tem sua origem no latim, língua oficial do Império Romano. Porém, vale ressaltar que existem vários dialetos na Itália como, por exemplo, o sardo, o napolitano e o toscano. A língua italiana foi de fato oficializada com o processo de unificação do país em 1861 e a formação do Estado-Nação.

A Itália tem uma rica tradição musical, pois foi um dos principais berços da ópera, com destaque para compositores como Rossini, Puccini e Verdi. Atualmente a música pop italiana e o estilo romântico italiano fazem muito sucesso dentro e fora do país

A culinária italiana é famosa e se espalha pelos quatros cantos do mundo. Os pratos típicos são as massas como, por exemplo, nhoque, ravióli, capeletti, canelone e lasanha. A pizza também é uma marca registrada da culinária italiana. Os molhos, principalmente os que usam o tomate, também são destaques, pois usam temperos diversos e enriquecem o sabor de outros pratos.

Você sabia?

- O povo italiano é conhecido por ser alegre, divertido e comunicativo. Gostam muito de dançar, cantar, conversar e fazer festas. Falam alto, geralmente gesticulando com as mãos, e adoram reunir a família para os tradicionais almoços de domingo.