Macedônia

Macedonia – Macédonie – Makedonien – F.Y.R. of Macedonia – Republika Makedoniya

Capital – Skopje.

ReligiãoCristianismo (maioria ortodoxa), Islamismo, judaísmo.

Moeda (numismática) – novo denar macedônio (Macedonian Denar / Denari).

Código internacional ISO 4217: MKD. Sistema monetário “dinar”.

População: Macedônios 67%, albaneses 21%, turcos 4%, sérvios 2%, outros 6% (1996), compõem a população de nacionalidade macedônia. População aproximada: 2 milhões de habitantes (01/2007), com importante minoria albanesa.

O idioma oficial é o macedônio (Macedonian), mas também é falado o albanês.

Localização do país – centro-sul da Europa, na Península Balcânica.

Características – território montanhoso cortado na direção NO-SE pelo vale do rio Vardar.

Área – 25.333 quilômetros quadrados.

Divisão administrativa – 123 municipalidades. Cidades principais – Bitola, Prilep, Kumanovo, Tetovo.

Patrimônios da Humanidade – Cidade e Lago de Ohrid.

 

O povo da República da Macedônia encontrou sua independência da Federação Iugoslávia no período de setembro de 1990 a setembro de 1991, em um processo pacífico e democrático. No referendo realizado em 8/9/1991, a maioria dos cidadãos votou a favor da independência de Estado da Macedônia.

O pequeno país, na parte sul da Península dos Bálcãs, é um tesouro cultural e conhecida como “Pérola dos Bálcãs”, devido sua beleza natural e a grande variedade de plantas e animais. Três áreas nas montanhas foram proclamadas Parques Nacionais: Mavrovo, Pelister e Galichica. Existem três lagos tectônicos na Macedônia: Ohrid, Prespa e Dojran, sendo que o primeiro é o maior e mais belo deles, e está sobre proteção da UNESCO.

Surgida da desagregação da Iugoslávia, a Macedônia enfrentou dificuldade em seu reconhecimento internacional... País montanhoso e agrícola, sem saída para o mar, sua economia se recupera da guerra na região e do bloqueio fronteiriço decretado pela Grécia em 1994.