Luxemburgo

Animal-símbolo – leão / Ave Nacional – estrelinha-dos-açores?, Goldcrest (Regulus regulus)

População: Luxemburgueses 69,7%, portugueses 10,8%, italianos 5,0%, franceses 3,4%, belgas 2,5%, alemães 2,2%, outros 6,4% (1993), compõem a população de nacionalidade luxemburguesa. O idioma oficial é o luxemburguês, e não oficial, alemão e francês.

Localização – centro da Europa.

Características – planalto cortado pelos afluentes do rio Sûre (3/4 do território, N), com escarpas e amplos vales ao longo dos rios Mosela (SE) e Alzette (centro-sul).

Patrimônio da Humanidade – Fortificações da Cidade de Luxemburgo.

Capital – Luxemburgo (Luxembourg).

ReligiãoCristianismo 96% (católicos, 94,9%, protestantes 1,1%), outras 4% (1990).

Moeda (numismática) – euro (01/01/2002). Anteriormente, franco luxemburguês; franco belga...

 

 

Com 400 mil habitantes, Luxemburgo é o menor país-membro da União Europeia (UE). Situam-se entre Alemanha, Bélgica e França. Ajudado pela localização central, estabilidade política e população poliglota, destaca-se como centro financeiro. Investimentos estrangeiros na indústria leve e no setor de serviços compensam o declínio da siderurgia, que já foi o ramo industrial mais importante do país.

A forte participação de imigrantes em sua força de trabalho explica o fato de o segundo grupo étnico do país, na atualidade, ser o dos portugueses (10,8% da população), com o dos italianos ocupando o terceiro lugar (5%).