Lituânia

REPÚBLICA DA LITUÂNIA

Ex-República da antiga União Soviética (Union Soviet Socialist Republics – USSR)

Capital – Vilnius.

ReligiãoCristianismo 100% (católicos 80%, outros cristãos 20%) (1995).

Moeda (numismática) – litas (Litas / Lity), “litai” e “litu” são as formas no plural.

População: Lituanos 80%, russos 9%, poloneses 8%, bielo-russos 2%, outros 1% (1996), compõem a população de nacionalidade lituana. O idioma oficial é o lituano, mas também é falado o russo. Nota: Partilha com os poloneses vários traços culturais, entre eles a predominância da religião católica.

Divisão administrativa – 10 distritos subdivididos em 56 municipalidades.

Cidades principais – Kauno ou Kaunas, Klaipeda.


Chamadas de Repúblicas bálticas, três países compreendem essa região na costa do Mar Báltico, nordeste da Europa. Desde a Lituânia no sul até a Estônia no norte, encontramos cidades que abrigam muralhas e igrejas medievais e construções do século XIV, sobretudo nas três respectivas capitais. Alguns pontos turísticos são citados abaixo e, ao lado, a Bandeira Nacional da República de cada Nação:


 

Estônia – Tallinn tem torres e praças praticamente intactas desde o século XV. Abriga as ruínas do convento de Santa Brígida e o palácio do imperador russo Pedro I; hoje, residência do Presidente da República.

 

 

Letônia – Riga, maior metrópole do Báltico, famosa por suas igrejas medievais e obras primas da arquitetura art-nouveau de relevância internacional, como o Barroco Palácio de Rundale.

 

 

Lituânia – O centro histórico de Vilnius, Patrimônio da Humanidade, abriga o Morro Gediminas, a Catedral com suas três estátuas monumentais no frontão, a Igreja de Santa Ana e a Universidade fundada pelos jesuítas em 1571.