País de Gales

Área: 20.779 km²

Capital: Cardiff

População: 3,06 milhões (estimativa 2011)

Densidade demográfica: 147 hab/km2 (2011)

Nome Oficial:  País de Gales (em inglês Wales)

Nacionalidade: galesa

Governo: Monarquia Constitucional

Idioma: galês e  inglês

Moeda: libra esterlina

Capital: Cardiff.

Localização: O País de Gales situa-se numa península da Grã-Bretanha. Faz fronteira com a Inglaterra a leste, com o canal de Bristol a sul, e com o mar da Irlanda a norte e Oeste.


Os romanos construíram fortes em Gales, e deixaram lá marcas históricas e culturais. Em Caerleon, construíram uma bela fortaleza, que é local do anfiteatro que é considerado o mais bem mantido e conservado da Grã-Bretanha. O país nunca foi invadido pelos anglo-saxões, devido a seu povo, que tinha enorme desejo de proteger suas terras, e devido ao terreno montanhoso, que impedia a passagem. O País de Gales permaneceu céltico e o seu povo continuou a falar a língua galesa mesmo depois de os elementos célticos das vizinhas Inglaterra e Escócia terem desaparecido gradualmente. O nome Walesé prova disso, uma vez que provém de uma palavra de raiz germânica que significa estrangeiro e está, assim, relacionada com os nomes de várias outras regiões européias onde os povos germânicos tomaram contato com culturas não-germânicas.

A maior parte da população e das áreas industriais situam-se em Gales do Sul(South Wales), incluindo a capital, Cardiff, e as outras duas maiores cidades,Swansea e Newport. Grande parte do País de Gales é montanhosa, particularmente Gales do Nortee Mid Wales (Médio Gales).

As Brecon Beacons (único local onde costuma nevar todos os anos), a sul, e Snowdonia, a norte, são unidas pela Cordilheira Câmbrica (de onde se foi buscar o nome da era geológica). O ponto mais alto de Gales situa-se em Snowdon.

Fazem parte do País de Gales diversas ilhas no norte e ao longo da costa ocidental. Anglesey é a maior delas.

O Decreto de União de 1536 dividiu o País de Gales em treze condados: Anglesey, Brecon, Caernarfon, Cardigan, Carmarthen, Denbigh, Flint, Glamorgan, Merioneth, Monmouth,

Montgomery,Pembroke e Radnor, e aplicou a Lei Inglesa tanto à Inglaterra como a Gales, fazendo do inglês a língua a ser usada para fins oficiais.