Croácia

Nome Oficial:  República da Croácia

Localização: sul da Europa

Área: 56.542 km²

Capital: Zagreb

População: mais de 4,4 milhões

Moeda: kuna

Clima: temperado continental

Fuso horário em relação à Brasília: +3 à +5 horas

População: Mais de 4.5 milhões de habitantes

Idioma: Croata

Religião: Católica


 

A Croácia apresenta regiões bem diversas: ao norte, montes ondulados; a leste, planícies sulcadas pelos rios Danúbio, Sava e Drava; a oeste, o Karst, uma árida região calcária, com planaltos e cadeias de montanhas; no litoral, os Alpes Dináricos e as cordilheiras de Velebit e Velika Kapela, que chegam a 2.200m de altitude. Na costa Adriático, centenas de ilhas compõem a paisagem típica da Dalmácia.

A economia da Croácia baseia-se fundamentalmente no serviços variados e indústria, notadamente dos setores químicos, naval e metal-mecânico. Na agricultura os principais produtos são a beterraba, o trigo e milho. O turismo é uma grande fonte de receitas.

A cultura na Croácia é resultado de mais de 14 séculos que assistiram o desenvolvimento de Importantes cidades e monumentos. A tradição de jogar moedas em fontes parece ter surgido neste país. É de lá também um importante item do vestuário ocidental: a gravata (kravata).

Pela proximidade com a Itália, a pizza é muito popular em Istria e Dalmácia, e de respeitável qualidade. O Adriático é rico em mariscos, incluindo camarões e amêijoas (moluscos) e o brodet, peixe guisado com arroz. Geralmente cozinha-se com azeite e acompanham-se os pratos com verduras cozidas e cogumelos. Em Zagreb não deixe de provar o Cevapcici, bolinho de carne e especiarias que já virou fast food na região.