Afeganistão

Localização: Ásia Central

Cidades Principais: Cabul, Qandahar, herat, Mazar-e-Sharif.

Idioma: dari e pashtun (oficiais)

Moeda: afegane

O Afeganistão افغانستان

Oficialmente República Islâmica do Afeganistão é um estado soberano sem litoral, localizado no centro da Ásia, fazendo parte do Sul da Ásia, Ásia Central e Ásia Ocidental. Povoado por cerca de 29 milhões de habitantes, tem uma área de 647.500 km², sendo o 40º país mais populoso do mundo e 40º maior do mundo. Faz fronteira com o Paquistão ao sul e ao leste, o Irã ao oeste, Turcomenistão, Uzbequistãoe Tadjiquistão ao norte e da China no nordeste. O território do Afeganistão foi um ponto essencial para a rota da seda e a migração humana. Arqueólogosencontraram evidências de presença humana desde 50.000 aC.

A população do Afeganistão é de aproximadamente 30 milhões de habitantes. O país é composto por alguns grupos étnicos (turcomanos, uzbeques, tadjiques e hazaras) com práticas linguísticas e culturais diferentes, sendo o principal deles o pashtun, um grupo sunita que representa hoje 42% da população e se localiza ao sul e leste do país. O grupo radical nacionalista islâmico Talibã se origina dessa etnia. A maioria dos xiitas são membros do grupo étnico hazaras, que compõem 1/5 da população do país, tradicionalmente segregada do resto da sociedade por uma combinação de fatores políticos, étnicos e religiosos, alguns dos quais resultaram em conflitos.

Vistos Consulares: Brasileiro necessita de visto; porém, deverá solicitar em trânsito, em um dos países onde há representação do Afeganistão. Não há representação consular no Brasil.