Butão

Nome Oficial:  Reino do Butão

Área: 46.640 km²

Capital: Timfu

População: 700 mil (estimativa 2009)

Nacionalidade: butanesa

Governo: Monarquia Parlamentarista

Clima: de montanha

Moeda: ngultrum

 

Oficialmente Reino do Butão é um pequeno e fechado reino nos Himalaias, encravado entre a China, a norte e oeste, e a Índia, a leste e sul. A sua capital é Thimphu.

Em 2008, o Butão fez a transição de monarquia absoluta para monarquia constitucional e realizou a sua primeira eleição geral. O país é membro da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (SAARC). A tradição situa o início da sua história no século VII, quando o reitibetano Songtsen Gampo construiu os primeiros templos budistas nos vales de Paro e de Bumthang. No século VIII, é introduzido o budismotântrico pelo Guru Rimpoché, "O Mestre Precioso", considerado o segundo Buda na hierarquia tibetana e butanesa.

O Butão é uma nação muito montanhosa, de interior, situada na Ásia. Os picos do norte atingem mais de 7 000 m de altitude, e o ponto mais elevado é o Gangkhar Puensum, com 7 570 m, que nunca foi escalado. A parte sul do país tem menor altitude e contém vários vales férteis densamente florestados, que escoam para o rio Bramaputra, na Índia.

A cultura do Butão já foi definida como sendo, simultaneamente, patriarcal e matriarcal e o membro que detém a maior estima é considerado o chefe da família. O Butão também já foi descrito como tendo um regime feudal caracterizado pela ausência de uma forte estratificação social.Estima-se que entre dois terços e três quartos da população do Butão seguem o Budismo Vajrayana, que também é a religião de Estado. Cerca de um quarto a um terço são seguidores do hinduísmo. Outras religiões correspondem a menos de 1% da população.