Líbano

Área: 10.400  km²

Capital: Beirute

População: 4,2 milhões de habitantes

Moeda: libra libanesa 

Nome Oficial:  República Libanesa

Nacionalidade: libanês

Data Nacional: 22 de novembro - Dia da Independência.

Governo: República Parlamentarista

Cidade Principais: Beirute, Zahlah, Tripoli, Sayda e Tyr.

Fuso Horário: + 5h

Clima: mediterrânico

Idioma:  árabe (oficial), francês, curdo e armênio.

Religião:  islamismo 56,5%, cristianismo 36,3% (católicos 25,2%, ortodoxos 11,6%, protestantes 0,5%) e drusos 7,2%.

 

O Líbano possuí uma riquíssima cultura herdada desde remotas épocas, de influências que vão da Fenícia ao Império Romano e ao mundo árabe.

A cultura árabe como um todo - na qual a cultura libanesa está inserida - se destaca das demais por sua música, religião, danças entre outros aspectos. No Líbano é muito comum a dabke, dança em que várias pessoas dançam ao mesmo tempo de mãos dadas e andando em círculos através dos passos que conduz.

O árabe é a língua oficial do país, sendo falado na sua forma de dialeto libanês. Este dialeto é inteligível para os arabofónos do Médio Oriente, caracterizando-se pela presença de várias palavras estrangeiras oriundas do francês, inglês, turco e italiano.

O francês e o inglês são as segundas línguas do país, sendo entendidas por cerca de 50% da população. A língua armênia é utilizada pela minoria armênia do país.

O Líbano conta com vinte universidades, entre as quais se encontram a Universidade Libanesa, a Universidade Americana (desde 1886) e Universidade São José (desde 1875).