Dinamarca

Moeda: Coroa Dinamarquesa.

Fuso horário em relação a Brasília: +3 à +5 horas

População: Mais de 11 milhões de habitantes.

Idioma: Dinamarquês.

Religião: Luteranismo.

Geografia A Dinamarca consiste da península da Jutlândia (Jylland) e de 443 ilhas. O país é, em geral, plano e com poucas elevações.

Fronteiras: Alemanha.

Clima: O clima é temperado, com invernos frios e verões frescos. Temperaturas no Verão: 19°C. Temperaturas no inverno: -2°C.

 

A Dinamarca é uma monarquia constitucional. A atual monarca da Dinamarca é a Rainha Margareth II. Seu filho, o Príncipe Frederico é o herdeiro do trono. Grande parte das trocas comerciais é feita com países da União Européia. A venda de produtos industriais tem passado a exportação agrária, ocupando um lugar cada vez mais importante dentro da pauta de exportações da Dinamarca.

É da Dinamarca o famoso escritor de histórias infantis Hans Christian Andersen autor de: O Patinho Feio, Os Sapatinhos Vermelhos, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, dentre outros.

Tal como a de outros países escandinavos, é composta de pratos pesados, ricos em gorduras e carboidratos. O prato nacional é o smørrebrød (traduzido à letra, pão com manteiga), sanduíche aberto composto normalmente de peixe ou carnes frias e diversos tipos saladas sobre um pão escuro tipicamente dinamarquês, denominado rugbrød. A refeição quente de caráter nacional é a carne de porco no forno com batatas douradas, couve vermelha cozida e molho castanho. São ainda bastante populares as almôndegas ao estilo dinamarquês, conhecidas por frikadeller.