Belize

Nome Oficial:  Belize

Área: 22.965 km²

Capital: Belmopan

População: 300.000 (estimativa 2009)

Nacionalidade: belizenha

Divisão administrativa: 6 distritos

Continente: América (América Central)

Localização geográfica: Península de Yucatán

Clima: tropical úmido

Idioma: inglês (oficial), espanhol, garifuna, maia, inglês dialetal.

Religiões principais: cristianismo (cerca de 90%)

Belize (no período colonial, designado por Honduras Britânicas) é um pequeno Estado soberano situado na costa nordeste da América Central, e onde o inglês é língua oficial, apesar de o crioulo belizenhoe de o castelhano serem comummente falados. O Belize é limitado a norte pelo México, a leste pelo golfo de Honduras, parte do mar do Caribe.

O Belize tem uma sociedade diversificada, compreendendo uma míriade de culturas e línguas. É a única nação da região com uma herança colonial britânica, mas, sendo parte do ocidente da América Ocidental, partilha uma herança comum com outros países centro-americanos.

Belize tem um clima tropical com estação chuvosa e estação seca, embora haja variações significativas nos padrões climáticos por região. As temperaturas variam de acordo com a proximidade da elevação, para a costa, e os efeitos de moderação da circulação dos ventos do nordeste ao largo do Caribe.

No Belize falam-se as línguas inglesa e espanhola.

O país já foi uma colônia britânica, por isso fala-se inglês com sotaque britânico. Belize localiza-se logo ao sul do México, recebendo influências culturais daquele país.

O Belize é um país predominantemente católico, muitas escolas trazem nome de santos ou referências bíblicas e a educaçãoreligiosa faz parte da grade curricular.

A televisão exibe principalmente programação importada, em geral de países do restante do continente americano (do norte, central e do sul).

A cidade de Orange Walk se destaca pela produção de laranjas.

A presença de cobras e crocodilos em certos pontos causa a necessidade de construção de casas de palafitas, elevadas sobre bases de marquises de madeira, para proteção.

Há esconderijos subterrâneos de proteção contra furacões tropicais.