Polônia

Moeda: Zloty.

Fuso horário em relação à Brasília: +3 à +5 horas.

População: Mais de 8 milhões de habitantes.

Idioma: Polonês.

Cultura: Grandes personalidades mundialmente famosas nasceram na Polônia, alguns exemplos são: Copérnico, Chopin, Papa João Paulo II ou Marie Curie.

Fronteiras: Alemanha, República Checa, Eslováquia, Ucrânia, Bielorrússia, Lituânia e o enclave russo de Kaliningrado.

Política: A Polônia é uma democracia liberal com sistema parlamentarista de governo.

Clima: A Polônia tem um clima temperado, com invernos frios, encobertos e moderadamente severos, com precipitação freqüente, e verões suaves. Temperaturas no Verão: 18°C. Temperaturas no inverno: -5°C

Religião: Católica.

 

Quase inteiramente em terras baixas da planície da Europa do Norte. A Polônia contém ainda mais de 9 300 lagos. A Masúria (Mazury) é a maior e mais visitada região lacustre da Polônia.

Está dividida entre as indústrias de construção naval, produção de carvão, aço e energia elétrica, embora a agricultura seja a atividade econômica predominante. O país é o sétimo produtor mundial de batata e o sexto de hulha. O lignito extraído na bacia de Turoszów  proporciona 95% da energia consumida.

É rica em carne, bem como tipos diferentes de massas e bolinhos, sendo o mais popular deles o pierogi (massa cozida, com recheio de requeijão e batata e molho de lingüiça, nata e bolas de requeijão). Um almoço típico começa com uma sopa, como barszcz (beterraba) ou żurek (feito de centeio), seguido talvez por um aperitivo de salmão ou arenque. O prato principal pode ser bigos (chucrute com pedaços de carne e lingüiça) ou schabowy (bistecas de porco empanadas). Terminando com uma sobremesa, que pode ser um pedaço de makowiec, bolo feito em casa com sementes de papoula, ou ainda drożdżówka, um tipo de bolo de levedo.