Noruega

Moeda: Coroa Norueguesa.

Fuso horário em relação à Brasília: +3 à +5 horas.

População: Mais de cinco milhões de habitantes.

Idioma: Norueguês.

Política: A Noruega é uma monarquia constitucional, com uma democracia parlamentar.

Fronteiras: Rússia, Finlândia e Suécia.

Religião: Protestante e Agnóstica.

 

Possui mais 150 mil ilhas. Na área continental, predomina a paisagem de montanhas, platôs e fiordes. O terreno glacial é formado em maior parte por platôs altos e montanhas ásperas, através dos quais aparecem vales férteis; possui pequenas e irregulares planícies, Com a linha costeira bastante recortada por fiordes e tundra ao norte.

Verões amenos e invernos longos e rigorosos, com ventos fortes e muita neve; porém, diferentemente dos outros países escandinavos, uma grande faixa litorânea do país é aquecida pela corrente do golfo, fazendo com que se apresente mesmo no mês mais frio, Temperaturas médias superiores a 0°C em algumas regiões. A economia norueguesa é próspera, social-democrata, caracterizada por uma combinação da atividade do mercado livre com a intervenção do governo. As áreas chave estão sob controle do governo, tais como o setor do petróleo, com estatais de grande destaque.

A Mitologia Nórdica é parte importante da cultura do país, tendo influenciado diversos escritores de várias partes do mundo, como Tolkien, Neil Gaiman, Douglas Adams e Diana Wynne Jones. Os trolls fazem parte das canções, contos, ditados e crendices populares.

O salmão defumado é um prato típico de popularidade internacional. É normalmente servido com ovos mexidos, endro, sanduíches ou molho de mostarda. Há também o gravlaks uma espécie de salmão curado com sal e açúcar, temperados com endro e, opcionalmente, com outras ervas e temperos. Um prato ainda mais pelicular é o rakfisk (norueguês: peixe empapado). O lompe, uma espécie de crepe feito de batata, é também bastante popular.