Romênia

Ano de adesão à União Europeia: 2007

Capital: Bucareste

Superfície total: 237 500 km²

População: 21,5 milhões de habitantes

Moeda: leu

Espaço Schengen: Não faz parte do espaço Schengen


A Romênia, situada no sudeste da Europa, é um país montanhoso a norte, caracterizando-se o sul pela vastidão do vale do rio Danúbio. O rio forma um delta próximo do Mar Negro, constituindo uma reserva natural de vida selvagem onde existem inúmeras aves nativas e migratórias.

Do ponto de vista étnico, 90 % da população é de origem romena e 7 % de origem húngara. À semelhança de muitas outras línguas faladas no sul da Europa, o romeno deriva directamente do latim, embora o país esteja geograficamente separado dos outros países de língua românica por países de língua eslava. A Roménia possui recursos naturais consideráveis, tais como petróleo, gás natural, carvão, ferro, cobre e bauxite. As principais actividades industriais são a metalurgia, a petroquímica e a indústria mecânica.

Entre as especialidades culinárias romenas, destacam-se as almôndegas de carne grelhadas, os rolos de couve recheados com carne, o guisado de carne de porco com alho e cebola e pastéis recheados com natas e queijo.

A lenda arrepiante do Drácula foi inspirada pela vida do conde romeno Vlad Dracul que viveu no século XV e cujo filho ficou célebre pelo fato de, em tempos de guerra, empalar os seus inimigos. Entre os romenos mais célebres destacam-se o escritor Eugène Ionesco, a ginasta Nadia Comaneci e o compositor George Enesco.