Eslovênia

Ano de adesão à União Europeia: 2004

Capital: Liubliana

População: 2 milhões de habitantes

Moeda: Membro da eurozona desde 2007 (€)

Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 2007


A Eslovênia situa-se na confluência de quatro grandes zonas geográficas europeias: alpina, dinárica, panônica e mediterrânica. O terreno é bastante montanhoso, sendo os eslovenos bons esquiadores e amantes de grandes caminhadas. A bandeira nacional eslovena ostenta os três picos do Triglav, que é a montanha mais alta da Eslovênia (2864 metros).

O país fez parte do Império Austro-Húngaro. A capital, Liubliana, foi fundada no tempos dos romanos. A sua universidade, com mais de 50.000 estudantes, contribui para a vida cultural intensa da cidade. A atividade industrial do país concentra-se nos setores de produção de componentes automóveis, produtos químicos, eletrônica, aparelhos elétricos, produtos metálicos, têxteis e mobiliário.

Entre as principais atrações turísticas contam-se as famosas grutas de Postojna, com as suas inúmeras estalatites e estalagmites. As inscrições murais revelam que em 1213 as grutas já eram visitadas por turistas.

A gastronomia eslovena foi muito influenciada pela dos países vizinhos. Assim, o Strudel e o Wiener Schnitzel vieram da Áustria, o risotto e os ravióli de Itália e o gulache da Hungria. Cabe mencionar ainda o potica, um bolo tradicional esloveno, que é uma espécie de torta feita com massa enrolada coberta de nozes.

Entre os eslovenos mais célebres destacam-se o físico Jožef Stefan, o linguista Franc Miklošič e o arquiteto Jože Plečnik .