Suécia

Moeda: Coroa Sueca

Fuso horário em relação à Brasília: +3 à +5 horas

População: Mais de 9 milhões de habitantes

Idioma: Bokmål (Dano ou antigo Norueguês, principal) e o Nynorsk (Novo Norueguês).

Fronteiras: Noruega e Finlândia.

Religião: Cristianismo (Igreja da Suécia)

 

No sul da Suécia, árvores de folha larga são comuns, e no norte são os pinheiros e os vidoeiros que dominam a paisagem. A norte do Círculo Polar Ártico, o Sol nunca se põe durante o verão, e no inverno a noite não tem fim.

Apesar da sua latitude setentrional, grande parte da Suécia se beneficia de um clima temperado, principalmente devido a influência da corrente do Golfo. Nas montanhas do norte, entretanto, predomina o clima sub-ártico.

A economia da Suécia é uma das que mais se destacam na Europa. O eixo principal da economia sueca deslocou-se da agricultura e indústria, para o setor de serviços. Destaque para o setor de Telecomunicações e a tecnologia da informação (TI). Isto permitiu ao país uma redução da vulnerabilidade econômica em face das flutuações dos preços de commodities

Os suecos são ávidos consumidores de música e a música sueca continua a ser ouvida por pessoas em todo o mundo, a exemplo do ABBA. Outra indústria criativa digna de nota é a do cinema. Realizadores como Lukas Moodysson, Maria Blom e Josef Fares estão a preencher o vazio deixado por Ingmar Bergman.

Os pratos de peixe têm um papel predominante na gastronomia típica. Destaque também para receitas tradicionais, como o smorgasbord (grande buffet), à base de fiambre, arenque, salmão e ovos, ou o saboroso tunnbord (pão suéco), espécie de pão branco fino e estaladiço, acompanhado de langmjolk (leite coalhado).