Montenegro

Nome Oficial:  República de Montenegro

Área: 13.812 km²

Capital: Podgórica

População: 600.000 (estimativa 2009)

Nacionalidade: montenegrina

Governo: República parlamentarista

Clima: mediterrâneo

Idioma: montenegrino

Religiões principais: cristianismo (cerca de 66%) e islamismo (cerca de18%)

Moeda: euro

 

Montenegro (em servo-croata Crna Gora ou Црна Гора, literalmente "montanha negra") é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa, fazendo fronteira com o Mar Adriático a Sudoeste, com a Albânia e o Kosovo a Sudeste, com a Bósnia e Herzegovina e uma pequena fronteira com a Croácia a Oeste, e com a Sérvia a Norte. A sua capital é acidade de Podgorica.

A população apresenta grandes semelhanças com os sérvios, entretanto, a autonomia política de Montenegro em relação à Sérvia sempre foi desejada pela maioria da população. Esse processo pode aproximar o país da União Europeia.

Apesar de não ser país membro da União Europeia, a moeda oficial de Montenegro é o euro. A economia baseia-se na exploração de alumínio, produção de carvão, pesca, turismo e indústria, em especial a têxtil. Montenegro tem como uma de suas principais atividades econômicas atuais, o turismo. Pelas suas costas pitorescas, suas regiões montanhosas exuberantes e por sua excelente posição estratégica em plenos Bálcãs, Montenegro é um destino altamente procurado pelos turistas no Leste Europeu.