Equador

EQUADOR

O PAÍS DOS QUATRO MUNDOS


Altitude: nível do mar até o ponto mais alto de 6.267 metros.

Moeda: Dólar Americano

Idiomas: Espanhol e Quéchua

Religião: Católica

Geografia: Com 283.560 Km², faz fronteira com Peru ao sul, Colômbia ao norte e o oceano pacífico a oeste. Possui 22 províncias: Azuay, Bolivar, Canar, Chimborazo, Cotopaxi, El Oro, Esmeraldas, Galápagos, Guayas, Imbabura, Loja, Los Rios, Manabí, Morona-Santiago, Napo, Orellana, Pastaza, Pichincha, Sucumbíos, Tungurahua, Zamora-Chinchipe. O ponto mais alto é o Vulcão Chimborazo com 6.267 metros e o ponto mais baixo é o Oceano Pacífico.

Clima: Equador possui o clima seco e o clima úmido, porém depende de qual região você está visitando porque cada uma possui suas próprias características. O clima está especificado em este manual por cidades ou região.

Economia: A economia do Equador tem como principal produto, o petróleo, que corresponde a 40%, depois a agricultura com a produção de Banana , criação de camarão e plantação de flores além do turismo.

Flora e Fauna: Amantes da natureza de todo o mundo viajam ao Equador para poder conhecer a Floresta Amazônica, a Floresta Nublada de Mindo, os Vulcões, os animais únicos das Ilhas Galápagos e muitas outras maravilhas naturais que esse país tem para oferecer. Esse pequeno país possui um total de 46 ecossistemas. Para proteger melhor toda essa riqueza natural existem 10 parques nacionais e 14 reservas naturais além de vários locais protegidos pela UNESCO. A maior parte dessa proteção está na Amazônia e nas Ilhas Galápagos.

História: Os primeiros habitantes eram das tripos Imbayas, Shyris, Quitus, Caras e outras de menor porte. Porém no século XV, o poderoso Inca Tupac Yupanquí expande o território Inca conquistando nesse caso o Equador e o Chile. Com a morte do Imperador Inca, esse divide o território em duas partes: a parte norte para seu Filho Atahuapla que gorvenaria desde Quito e a parte Sul para seu Filho Huayna Cápac que governaria desde Cusco, porém Atahualpa não satisfeito decidiu que poderia ter todo o império e entrou em Guerra com seu irmão, ganhando o trono em 1532, sendo o último imperador Inca. Atahualpa  governou por menos de 1 ano, porque o espanhol Francisco Pizarro chega a Quito e conseguiu conquistar todo o território dos Incas. Equador ganha sua primeira independência no ano de 1822 com a ajuda de Libertador das Américas Simón Bolivar e seu melhor General Antonio José Sucre. A partir dessa data passa a fazer parte da Gran Colômbia, e em 1830 consegue declarar sua independência total e se separa da Gran Colômbia. Vários fatos marcaram a história desde país após a independência, entre eles podemos destacar: a guerra entre a Costa e os Andes, o assassinato de Eloy Alfaro, a Guerra com Peru e a Dolarização no ano de 1999.

Equador: é um país que está dividido em 4 regiões: a Cordilheira dos Andes, a Amazônia, a Costa e as Ilhas Galápagos. Um país que é menor que a Itália, porém que devido a sua diversidade, se pode na parte da manha estar nadando com leões marinhos nas Ilhas Galápagos, pela tarde tomar um café no Histórico Centro Colonial de Quito e antes do anoitecer estar em um Hotel de Selva no meio da Amazônia.

Feriados Nacionais: Ano Novo, Carnaval, Semana Santa, Dia do Trabalhador, Batalha de Pichincha (24 de maio), Primeiro Grito da Independência (10 de Agosto), Independência de Guayaquil (9 de outubro),  Dia dos Mortos (2 de novembro), Independência de Cuenca (3 de novembro) e o Natal.

Atrativos Turísticos: Centro Histórico de Quito, Monumento da Metade do Mundo, Feira Indígena de Otavalo, Aguás Termais de Papallacta, Avenida dos Vulcões, Trem do Nariz do Diabo, Cidade de Baños,  Cidade de Cuenca, Cidade de Guayaquil, Região da Amazônia, Região da Costa e as Ilhas Galápagos.