Jamaica

Área: 10.991 km²

Capital: Kingston

População: 2,84 milhões de habitantes (estimativa 2010)

Moeda: dólar jamaicano

Nome Oficial:  Jamaica

Nacionalidade: jamaicana

Localização: Caribe - América Central

Idioma:  inglês (oficial)

 

A Jamaica

É uma nação insular localizada no mar das Caraíbas (mar do Caribe), extensa 234 quilômetros de leste a oeste e 80 quilômetros de norte a sul. Situa-se a cerca 145 quilômetros ao sul de Cuba e a 190 quilômetros a oeste da ilha de Hispaniola (onde se localizam o Haiti e a República Dominicana.

Estudos etnológicos mostram que o nome Xamayca (terra dos mananciais) foi dado à ilha caribenha pelos aruaques, devido à abundância de fontes existentes em suas luxuriantes florestas

A cultura jamaicana

É caracterizada pelo sincretismo resultante da mistura dos vários povos que habitam a ilha desde os primórdios de sua descoberta pelos espanhóis, no século XVII. Aos nativos aruaques (aruwak) juntaram-se os latinos espanhóis, os negros africanos, os ingleses, que dominaram a ilha posteriormente, além dos imigrantes que para lá se transferiram após a extinção do regime escravista.

Destes, os imigrantes hindus, são os mais notáveis pela influência que exerceram sobre vários aspectos do comportamento local, em especial, no âmbito da religião. Isto porque as coisas que dizem respeito à religiosidade despertam profundo interesse naquela comunidade, essencialmente mística apesar de oficialmente ser majoritariamente anglicana. O anglicanismo da ilha não pôde evitar a miscigenação das idéias e a teologia do jamaicano médio abriga tradições variadas que vão do cristianismo aos rituais tradicionais africanos, como o Vodoo, por exemplo.

O Reggae

Religião e música são os elementos culturais mais emblemáticos da Jamaica. O país é berço do Rastafarianismo e da Reggae-music, duas expressões de subjetividade identitária que são intimamente ligadas. A religião rastafari representa uma reação original local contra os padrões de espiritualidade impostos pela religião européia. A população negra jamaicana é descendente de escravos que foram aprisionados em diferentes regiões da África, mas, sobretudo, a maioria pertencia a culturas refinadas do norte do continente que floresceram em países como Sudão, Somália e Etiópia.

EXÓTICA JAMAICA

O TEMPO PASSA AO RITMO DE REGGAE

Visite a Jamaica, a terceira maior ilha do caribe, um destino espetacular com belíssimas praias, rica em cultura, terra de muitas cores e música reggae, uma mistura incomparável de atrações e sensações.

Suas paisagens permitem atividades de esporte de aventura, atividades em rios, explorar a vida marinha, desfrutar de caminhadas, excursões pelos vales e desfrutar inúmeras lagoas. Com excelente infra-estrutura hoteleira e turística, é imperdível conhecer Montego Bay, Negril, Ocho Rios, Puerto Antonio e Costa Sur, além de visitar a sua capital Kingston.

Deixe-se consentir pelo bom trato de sua gente, pela exótica gastronomia e a magia desta ilha.