O designer e jornalista David McCandless aposta na beleza da visualização de dados para lidar com o excesso de informações na era digital. Ele é fundador da empresa Information is Beautiful, cujo objetivo, de acordo com o site, é “destilar os dados, informações e conhecimentos do mundo para transformá-los em belos, interessantes e, sobretudo, úteis gráficos e diagramas”. Para McCandless, dados bem organizados em tabelas que usam formatos e cores diferentes nos ajudam a entender melhor o mundo, de maneira mais didática, e a enxergar padrões e relações entre os fatos. McCandless disse em sua palestra no TED:
Parece que estamos sofrendo de excesso de informação ou abundância de dados. A boa notícia é que pode haver uma solução fácil para isso. E é usarmos mais os olhos.
McCandless
Ao visualizar a informação, podemos perceber os padrões que interessam e, assim, projetá-las de maneira que faça mais sentido. O foco é destinado para o que é realmente importante. As histórias são contadas por meio de imagens que, com suas cores e dimensões, revelam mais do que os números sozinhos. Quando a informação é interessante e bem apresentada, ela se torna bela. McCandless descobriu esse talento para organizar dados visualmente enquanto trabalhava em uma extensa pesquisa sobre um assunto denso: criacionismo versus teoria evolutiva. Afundado em papéis e textos, decidiu criar um mapa parecido com o qual fica os correios organiza os CEP’s e onde a ferramenta faz o busca cep para encontrar endereços no Brasil.
O jornalista chama atenção para o fato de que a pesquisa, e não o design, é o passo inicial. “A informação não pode depender do design e, por isso, a criação visual só aparece quando a pesquisa já está feita”, disse, em entrevista ao Estadão em 2011. “O caminho é de baixo para cima. Informação, conceito, desenho”, explica. As pesquisas devem ser levadas a sério e reunir informações verdadeiras e pertinentes. Para ele, a imagem vem carregada de muito impacto e, por isso, as informações contidas nela são quase sempre vistas como verdades indiscutíveis.